Perguntas frequentes
❓O que é e-mail educacional?
É uma conta de e-mail oficial (@adm, @professor e @aluno), fornecida pela Secretaria de Educação de Pernambuco para todos os seus funcionários e alunos.
❓Pra que serve o e-mail educacional?
Serve como canal de comunicação oficial, para armazenamento seguro de arquivos na nuvem (Google Drive) e para dar acesso a diversas ferramentas colaborativas do Google Workspace for Education (como Google Docs, Planilhas, Apresentações, Classroom, Meet, etc.).
❓Não sei se já tenho um e-mail educacional. Como posso verificar?
Você pode entrar em contato com a Central de Serviços para confirmar se já existe uma conta criada em seu nome. Informe seu nome completo, CPF e instituição onde trabalha ou estuda.
Telefone: (81) 3181-8300
E-mail: atendimento@cesu.pe.gov.br
❓Como faço para solicitar meu e-mail educacional?
Entre em contato com a Central de Serviços para solicitar a criação ou obter suporte.
Telefone: (81) 3181-8300
E-mail: atendimento@cesu.pe.gov.br
❓O que é o novo sistema de suporte/chamados GLPI?
É a plataforma online oficial da Secretaria para solicitar e acompanhar atendimentos de suporte técnico e serviços relacionados à tecnologia da informação.
Benefícios para você: Centraliza seus pedidos de ajuda, permite acompanhar o andamento de cada solicitação e mantém um histórico dos seus chamados.
❓Preciso me cadastrar para usar o novo sistema? Como faço o cadastro?
Se já possui cadastro no Cistsmart, o acesso é feito utilizando as mesmas credenciais do seu E-mail Educacional. Tente acessar com seu e-mail e senha educacionais primeiro.
Se você não conseguir acessar usando seu e-mail educacional, ou se for seu primeiro acesso e precisar de cadastro, entre em contato com a Central de Serviços para verificar ou criar seu usuário.
Telefone: (81) 3181-8300
E-mail: atendimento@cesu.pe.gov.br
❓Quem pode usar o novo sistema de chamados?
Todos os servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco (administração, professores, técnicos e gestores) com E-mail Educacional ativo.
Alunos não têm acesso ao sistema de chamados.
❓Como faço para abrir um chamado no novo sistema? Posso acompanhar o andamento dos meus chamados?
Abrir chamado
Acesse o Sistema > Faça login com seu E-mail Educacional e senha > Procure no catalogo de serviço o portifólio referente a sua solicitação, depois procure a atividade e clique no serviço > Preencha o formulário do chamado com o máximo de detalhes possível > Se possível, anexe prints de tela ou arquivos relevantes > Envie/submeta o chamado. Você receberá um número de identificação para acompanhamento.
Acompanhar andamento
Após fazer login no Sistema > Chamados > Onde poderá ver o status atual de todas as suas solicitações e as atualizações feitas pela equipe de suporte.
❓Posso solicitar chamados em nome de outra pessoa?
O ideal é que cada usuário registre seus próprios chamados, pois isso facilita a comunicação e o acompanhamento. Mas é possível abrir chamado para outro usuário.
❓Receberei notificações por e-mail sobre as atualizações dos meus chamados?
Sim. O sistema está configurado para enviar notificações automaticamente para o seu E-mail Educacional sempre que houver uma atualização importante no seu chamado (como uma resposta da equipe técnica, uma solicitação de mais informações ou a resolução do problema).
❓Esqueci minha senha de acesso ao antigo sistema. O que devo fazer?
Entre em contato com a Central de Serviços para solicitar a redefinição da sua senha.
Telefone: (81) 3181-8300
E-mail: atendimento@cesu.pe.gov.br
Não conseguiu esclarecer sua dúvida?
